"O LIVRE-ARBÍTRIO NÃO É SINÔNIMO DE FAZER TUDO O QUE QUEREMOS".
"O NOSSO PODER DE DECISÃO" É CONDICIONADO POR FACTORES FÍSICOS (NÃO POSSO VOAR OU PASSAR MAIS DE UM MÊS SEM COMER)PSICOLÓGICO ( NÃO POSSO TRABALHAR NUM BANCO SE FOR CLEPTÔMANO NEM SER ALPINISTA SE FOR UMA PESSOA SEM FORÇA DE VONTADE) BIOLÓGICO *NÃO POSSO ALMEJAR O PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA SE EM TERMOS GENÉTICOS A MINHA HERANÇA INTELECTUAL FOR POUCO FAVORÁVEL) CULTURAIS (AS NORMAS MORAIS IMPÕEM LIMITES A MINHA VONTADE, DEFININDO QUE HÁ "COMPORTAMENTOS INDESEJÁVEIS E PROIBIDOS)"
O defensor do "Livre-Arbítrio" não é necessariamente a pessoa que afirma que todos os acontecimentos escapam ao encadeamento causal. Afirma que algumas ações não são efeitos de causas anteriores
Por livre-Arbítrio deve entender-se a "liberdade de escolha" e mais propriamente a liberdade de ação
Por livre Arbítrio entende se a capacidade de escolha e de decisão, isto é, a ideia de que depende de mim o que escolho fazer. Assim, se como um bolo em vez de um gelado é porque escolhi comer bolo. Quem acredita no Livre-Arbítrio acredita que essa escolha dependeu inteiramente de mim, da minha vontade. Não fiz exatamente aquilo que tinha de fazer. Poderia ter feito outra coisa, tal como escolhi de manhã vestir uma camisola e não camisa. A ação de comer o bolo em vez de, por exemplo, um pêssego, é um acontecimento que para os defensores do Livre-Arbítrio não está necessariamente ligada a acontecimentos anteriores, não é um mero efeito ou desfecho de algo que aconteceu antes.
O DETERMINISMO
O Determinismo é a doutrina segundo a qual todos os acontecimentos têm uma causa. Por outras palavras, tudo sem exceção é o resultado ou efeito ou efeito de causas anteriores. Entre a causa (ou conjunto de causas) e efeitos há, segundo a crença determinista, um vínculo ou relação necessária. Relação necessária significa sempre que a causa acontece necessariamente acontece o efeito. Este nada mais é do que o desfecho de acontecimentos que o antecederam e que explicam que tenha por sua vez acontecido. Assim, sempre que aquecemos o leite até uma certa temperatura (causa) ele entra em ebulição(efeito)
Dada a causa, não pode a não ser por interferência de outro acontecimento dechar de acontecer o efeito.
A crença de que todos os acontecimentos têm uma causa é facilmente aceite por muitas pessoas (tal como a crença no livre-arbítrio). Parece-nos absurdo que algo aconteça sem que haja uma causa ou uma explicação. Ficaríamos intrigados se um relojoeiro nos dissesse que o nosso relógio está avariado, mas que não há causa nenhuma de avaria. Admitiríamos que nos dissesse que não consegue descobrir a razão de avaria. Mas não que avaria não tem causa nenhuma. Igualmente nos surpreenderia que um médico nos dissesse que a doença de que padecemos não tem causa nenhuma, que transpiramos por razão nenhuma, que a queda dos corpos físicos ou a queda dos preços também não são efeito de nada.
Para a perspectiva determinista, o mundo é um conjunto de causas e efeitos.
O que é causa a respeito de uma coisa é efeito a respeito de outra. Chove porque primeiro houve evaporação, depois arrefecimento e condensação do vapor e assim sucessivamente. Nada pode acontecer sem ter uma causa. Tudo é determinado por acontecimentos anteriores e assim o actual estado de coisas do mundo é o resultado de estado de coisas anterior. O mundo é uma vastíssima cadeia causal em que sucedem causas e efeitos de um modo necessário, estando o momento presente ligado a todos a todos os momentos anteriores como desfecho necessário daqueles.
Como as escolhas e ações humanas são alguns dos acontecimentos que têm lugar no mundo, então a crença do determinismo parece incompatível ou inconciliável com a crença no livre arbítrio.
O problema do Livre-Arbítrio é precisamente o de saber se é possível conciliar duas crenças básicas dos seres humanos. Podemos de forma consistente acreditar que somos livres e que as nossas ações são causalmente determinista?
Houve quem pensasse que se podia resolver o problema dizendo que estava mal formulado. no fundo seria um pseudoproblema. Porque? porque está cientificamente provado que o determinismo é falso. Lembra-te de que no capítulo 2 aprendeste como se nega uma tese ou uma teoria. Neste caso, temos uma teoria, o determinismo, que se exprime numa proposição universal. " Todos os acontecimentos do mundo são o resultado de causas anteriores, ou seja, nada acontece de forma aleatória ou acaso"
COMO NEGAR ESTA PROPOSIÇÃO? Declara que alguns acontecimentos do mundo não são o efeito de processos causais, não têm qualquer causa necessária ou seja resulta do acaso.
BIBIOGRAFIA: MANUAL DE FILOSOFIA 10 ANO//UNIDADE 2/PAGINA 90
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